Evento APDC

25.06
Outras iniciativas



Iniciativa nacional em parceria com Governo, Politécnicos e IEFP

Programa UPSKill - Candidaturas abertas para formação de recursos qualificados

O Programa UPSkill - Digital Skills & Jobs, desenvolvido em parceria pela APDC, IEFP e CCISP, já arrancou com o processo de candidaturas. Todos os que quiserem ter uma oportunidade profissional na área das TIC poderão encontrar no UPSkill uma alternativa. Este programa destina-se prioritariamente a pessoas desempregadas ou em sub-emprego, com o ensino secundário ou superior, que pretendam obter qualificações na área das tecnologias digitais.

O Programa visa proporcionar aos candidatos uma formação intensiva (6 meses) em áreas específicas enquadradas nas TIC, seguidos de 3 meses de formação em contexto de trabalho, numa das empresas aderentes. As candidaturas são apresentadas através DESTE LINK.

Tendo como objetivo qualificar recursos humanos em tecnologias digitais, em áreas como Programação Java, Gestão de Plataformas Cloud ou Programação em Plataformas Low-Code, o ponto de partida do Programa assenta no levantamento de necessidades concretas do mercado, identificadas pelas empresas aderentes. No final da formação, as empresas aderentes selecionarão os profissionais a contratar.

Pretende-se com esta iniciativa, que junta a vontade das pessoas e das empresas, apostar numa qualificação que vai fazer efetivamente a diferença no mercado, contribuindo desta forma para acelerar a tão necessária recuperação da economia, numa altura em que se tornou ainda mais evidente a importância da transformação digital das organizações.

Desde que possua, pelo menos, o 12º ano, qualquer candidato pode efetuar a sua inscrição, após o que será realizado um conjunto de testes em ambiente "online", seguido de uma entrevista presencial para validação final (é possível que algumas questões dos testes possam ser repetidas na entrevista). Será igualmente realizada uma aferição do nível de inglês, já que esta língua que tem um papel preponderante na comunicação e no acesso a literatura técnica neste setor de atividade.

Tratando-se de formação intensiva, é necessária uma dedicação total, pois o formando terá não só uma componente teórica, em aulas presenciais (salvo se as condições sanitárias não o recomendarem), como uma componente de estudo e prática complementar. Neste contexto, o candidato deverá estar em situação de desemprego no momento da candidatura (atestado por inscrição no IEFP) ou, se estiver a desenvolver atividade profissional, deverá assegurar a respetiva inscrição no IEFP até 8 dias antes do início da ação de formação para que tiver sido selecionada(o).

Datas principais da 1ª edição do Programa Upskill
• Junho 2020 - Levantamento de necessidades de recursos das empresas
• Setembro 2020 - Início da componente formativa
• Março 2021 - Integração dos formandos em estágio em contexto de empresa






Programa


Vai acontecer na APDC

2020-10-29

Talkommunications - Ciclo "O Futuro com o 5G"

2020-10-30

Webmorning APDC & Altran