Apple afetada pela queda nas vendas de iPhones

2019-07-31 As vendas de iPhones desceram, passando a representar menos da metade da receita trimestral da Apple, pela primeira vez em sete anos. O que afetou os resultados da gigante Apple, que registou entre março e junho uma subida de 1% na receita, para 53,8 mil milhões de dólares, enquanto os lucros desceram quase 13%, para 10,04 mil milhões de dólares, afetados pelo aumento de custos. Mas o seu líder, Tim Cook, descreveu esta mudança como um sucesso na diversificação de produtos, antecipando maior crescimento no atual trimestre.

No entanto, e ao contrário do que o mercado temia, as vendas na China – o maior mercado mundial de smartphones – as vendas da Apple, que começaram a recuar quase que no inicio do ano, acabaram por não descer assim tanto, diminuindo as preocupações de que a tensão comercial entre os EUA e a China prejudique a posição da Apple num dos mercado smais relevantes.

A descida mundial das vendas de telemóveis tem levado a marca da maçã a focar-se nos acessórios, como o Apple Watch, música, aplicações, jogos e vídeo. “Na verdade, crescemos na China continental. A receita não relacionada como iPhone subiu 17%. Crescemos em todas as categorias fora do iPhone”, garantiu Tim Cook à Reuters.  Globalmente, as vendas do iPhone caíram 12%, registando receitas de 25,99 mil milhões de dólares, depois de caírem 17% no trimestre anterior.

A Apple espera que as receitas para o atual trimestre, o último do seu ano fiscal, fiquem entre 61 e 64 mil milhões de dólares. Com a suspensão das tarifas sobre as importações chinesas, que incluem os iPhones, e a desaceleração das tensões comerciais entre os EUA e a China, um importante mercado para a marca, as perspetivas são animadoras.

Recorde-se que pelas contas da Canalys, a Apple perdeu no trimestre quota no mercado chinês, passando de 6,4% para 5,8%, também porque a Huawei ganhou mercado. Mas a marca perdeu ainda para concorrentes como a Xiaomi, Oppo e Vivo.
 

2019-09-13 | Atualidade Nacional

Roadshow internacional do grupo vai passar pelo mercado nacional


2019-09-12 | Atualidade Nacional

Regulador e operador avançam como comunicados e acusações


Pelas suas práticas na área da publicidade


Para pôr fim a um processo de fuga aos impostos


2019-09-12 | Breves do Sector

Com uma experiência de gaming única


2019-09-12 | Breves do Sector

Tecnologia de comunicação NarrowBand-IoT permite recolha de dados de consumo