Capgemini e OVHcloud aliam-se em parceria mundial

2021-03-04 A Capgemini e a OVHcloud anunciaram uma parceria mundial para responder às necessidades de transformação na cloud das organizações dos setores público e privado. Esta aliança alia o poder e a inovação das soluções de cloud de última geração da OVHcloud com a ampla experiência da Capgemini em matéria de proteção de dados, segurança, inteligência artificial, nálise de dados, aplicações, de cloud managed services e desenvolvimento nativo na cloud. A competência integrada ajudará as organizações em todo o mundo, a criarem infraestruturas cloud dotadas com os mais elevados padrões de segurança internacionais.

Esta parceria à escala mundial espelha o compromisso assumido pela Capgemini e pela OVHcloud de viabilizarem a transição segura das empresas para a cloud. Juntas, as duas empresas pretendem construir soluções cloud end-to-end em infraestruturas soberanas no contexto da European Alliance on Industrial Data and Cloud e da Important Project of Common European Interest (IPCEI) para a construção de infraestruturas e serviços cloud que deverão ser lançados em 2021.

No âmbito desta parceria, irão implementar os seus recursos a nível mundial, proporcionando às organizações o acesso a um conjunto único de serviços e competências end-to-end para infraestruturas de cloud pública, privada e híbrida. Irão igualmente promover o software open source e impulsionar os standards GAIA-X para proporcionar a interoperabilidade, a portabilidade, a confiança e a transparência nas infraestruturas, nas aplicações e nos dados. Permitirá ainda o desenvolvimento de espaços de dados europeus que reúnam atores públicos e privados com o objetivo de gerar mais valor a partir dos dados.

Em linha com os seus respetivos compromissos de redução da pegada ambiental, a OVHcloud e a Capgemini trabalharão igualmente em conjunto para permitir uma utilização mais sustentável dos serviços na cloud. Comprometem-se a garantir que as soluções comuns que irão disponibilizar se esforçam por cumprir as metas da descarbonização através da otimização da utilização dos recursos de acordo com as necessidades dos clientes, da promoção de cadeias de abastecimento energeticamente mais eficientes, da gestão dos ciclos de vida do hardware e das infraestruturas, bem como favorecendo a utilização de um mix de fontes de energia mais locais.

A aliança, que se baseia na estreita e longa colaboração da Capgemini e da OVHcloud com vários fornecedores globais de software, tem como objetivo propor soluções soberanas integradas ponta-a-ponta, apoiando-se na OVHcloud Open Trusted Cloud, na qualificação SecNumCloud e na certificação Hébergement de Données de Santé (HDS). A OVHcloud e a Capgemini irão também concertar recursos e investimentos tendo em vista o desenvolvimento da sua colaboração à escala mundial. A Capgemini contribuirá igualmente com a profunda experiência e conhecimento que detém do mercado da cloud a nível global e com a propriedade intelectual desenvolvida no seio do Grupo, para apoiar os clientes conjuntos e para acelerar a sua transição para a cloud.

"Estamos muito satisfeitos por ampliarmos ainda mais a nossa parceria com o OVHcloud para capacitarmos globalmente as organizações com os recursos necessários para que possam fazer uma transformação digital segura na cloud. Ao conjugarmos a experiência da Capgemini em cibersegurança e soberania de dados, com a visão da OVHcloud para o futuro da infraestrutura da cloud, podemos dotar os clientes com a velocidade e a agilidade de negócio de que carecem para alcançarem os seus objetivos de transformação na cloud", refere Aiman Ezzat, CEO do Grupo Capgemini.

Para reforçar a sua oferta em serviços geridos de cibersegurança na região EMEA


Mostra um estudo da Comissão Europeia


De acordo com estudo da Economist Intelligence Unit patrocinado pela Ericsson


Linkbynet é uma empresa francesa de soluções nativas na cloud


Na sequência de uma multa de 220 milhões imposta pelo regulador da concorrência


Com IRC mínimo de 15% sobre os lucros das multinacionais


A acelerar sustentabilidade e impulsionar novas fontes de valor


Projeto está aberto a todos os stakeholders para capacitar toda a indústria