China avança com lei para travar práticas das gigantes tecnológicas

2021-09-14 O Governo chinês está a preparar uma nova lei destinada a proibir uma prática que tem sido até agora comum entre as gigantes tecnológicas chinesas: bloquearem ligações para as empresas rivais nas suas páginas de internet. Já terá mesmo advertido os conglomerados Alibaba e Tencent para que abandonem essa prática.

As intenções foram reveladas pelo ministério da Indústria e das Tecnologias da Informação numa conferência de imprensa, avança a agência Reuters. O governo entende que restringir o acesso a determinadas ligações "afeta a experiência do utilizador e interfere no direito do mesmo, ao mesmo tempo que corrompe a ordem do mercado".
"De momento, estamos a guiar as empresas relevantes a levarem a cabo um exame interno e procederem a retificações", adiantou ainda um porta-voz do ministério. Que adiantou que as plataformas de mensagens instantâneas são algumas das primeiras a serem alvo deste escrutínio. Não foram adiantados nomes, mas o jornal "Herald" avançava este fim de semana que a Alibaba e Tencent haviam sido contactadas a este propósito.


Defendendo que primeiro é preciso consolidar as redes existentes


Relatório da Cisco sobre segurança mostra crescimento de 48%


Para alargar operação ao promissor mercado do social commerce


Considerando que a Europa é muito importante


Mantendo este nome apenas para a rede social


Para apoiar organizações dos setores público e privado