Receios em torno da segurança condicionaram 44% dos europeus em 2019

2020-01-17 Um em cada quatro cidadãos europeus evita fornecer informação sobre dados pessoais para as redes profissionais ou sociais, por receios em torno da segurança. E 44% (entre os 16 e os 74 anos) afirma que estes receios limitaram sua atividade online no ano passado, mostra um estudo do Eurostat sobre a utilização das TIC na Europa.

O trabalho do organismo de estatísticas comunitário revela ainda que as preocupações em termos de segurança levaram 19% das pessoas a não usarem redes wi-fi e 17% a não fazerem downloads de software, apps, música, ficheiros vídeo ou jogos, enquanto 16% reportaram que evitaram as compras online e 13% o e-banking. Já as comunicações com os serviços públicos foram menos impactadas: menos de 8% dos europeus é que não as fizeram.

Apesar de todos os receios sobre o mundo online, só % da população da União Europeia (ou 2% das pessoas que usaram a Internet em 2019) tiveram perdas financeiras em resultado de roubo de identidade, mensagens fraudulentas ou redireccionamento para sites falsos. Os problemas relacionados com a segurança mais frequentemente experimentados foram o phishing e o pharming. No ano passado, 34% dos cidadãos da UE relataram ter tido problemas, sendo que 26% diz ter recebido mensagens fraudulentas, com a tentativa de obter informações, como nome do utilizador e passwords para fazer login em contas de email ou sitesd de e-banking (phishing). Já 13% foram redirecionados para sites falsos que solicitam informações pessoais (pharming).

Cerca de 3% das pessoas sofreram com o uso fraudulento de cartão de crédito ou débito, 3% com perda de documentos, fotos ou outros dados, por vírus ou outras infecções no computador, como um verme ou cavalo de Tróia, e 2% descobriram que as suas contas de mail foram invadidas e o seu conteúdo usado sem o seu conhecimento. Roubo de identidade online e uso indevido de informações pessoais disponíveis na Internet, resultando em discriminação, assédio ou bullying, foram também referidos por 1% da população dos 28 estados-membros.

Com uma experiência digital conectada, controlado através de um smartphone


Postmates opera no mercado norte-americano


Tecnológica apresenta Relatório de Impacto Sustentável e novas metas para 2025


Com regulamento que facilita transição para a nova geração móvel


Para reforçar atividades terá investido 180 milhões de dólares


No âmbito de uma mudança estratégica na rede de retalho


Fabricante reforça posição no ranking BrandZ


Gigante terá dado mais de 1,2 mil milhões pela startup


Para partilhar nos seus serviços News e Discover