Zoom dá 14,7 mil milhões de dólares por tecnológica de soluções para call center

2021-07-19 A chinesa Zoom continua a ir às compras. Agora, anunciou a compra de uma fornecedora de soluções cloud para call center, a norte-americana Five9, num investimento de 14,7 mil milhões de dólares (12,47 mil milhões de euros. O objetivo é reforçar a presença da plataforma junto dos clientes empresariais, ao acelerar no mercado dos contact center, que está avaliado em 24 mil milhões de dólares. A operação deverá estar concluída no 1º semestre de 2021.
A Zoom antecipa que esta operação esteja concluída na primeira metade de 2022. A Five9 será integrada como unidade operacional da Zoom e Rowan Trollope continuará a desempenhar funções como CEO da Five 9, que acumulará com um cargo dentro da estrutura da Zoom. Reportará diretamente a Eric Yuan, fundador e CEO da plataforma de comunicação.
A Five9 disponibiliza soluções baseadas em cloud para centros de contacto. Foi fundada em 2001, na Califórnia, contando com dois mil clientes a nível global. A CNBC diz que este negócio marca a primeira aquisição da Zoom na liga dos mil milhões de dólares. A partir de dados da FactSet, esta é a segunda maior aquisição do mercado tecnológico dos Estados Unidos este ano, sendo apenas ultrapassada pela compra da Nuance Communications por parte da Microsoft, por um montante de 16 mil milhões.
O setor tecnológico foi especialmente beneficiado pela pandemia, que impulsionou o negócio de várias empresas, nomeadamente na área da produtividade e ferramentas de comunicação à distância. Em 2020, a Zoom viu as receitas aumentar 326%. Numa altura em que algumas empresas nos Estados Unidos estão já a pedir aos trabalhadores que regressem aos escritórios, a empresa liderada por Eric Yuan começa a posicionar-se para fornecer mais ferramentas aos clientes empresariais, já num cenário após a pandemia.
A empresa tem recorrido às aquisições para adicionar mais funcionalidades à sua proposta para as empresas. No final do mês de junho, a Zoom comprou a Kites, uma empresa alemã que trabalha em tradução em tempo real e software de transcrição. Atualmente, a Zoom já disponibiliza soluções de transcrição, mas apenas para inglês.

Von der Leyen defende soberania tecnológica europeia


Mostra relatório "Work Trend", da Microsoft


Por bloquear versões alternativas do Android a fabricantes de smartphones


Para acelerar criação de soluções empresariais baseadas na cloud


No ano passado, de acordo com o Eurostat


Em causa a utilização do Google Assistant nos dispositivos Android