Microsoft reforça parceria com CCISP para aumentar competências digitais

2021-07-15 A Microsoft Portugal e o CCISP - Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos anunciaram o reforço da parceria estratégica para adoção de novas metodologias de trabalho, colaboração e produtividade das Instituições de Ensino Superior Politécnico. Assim como para o desenvolvimento de competências digitais de 70 mil alunos, aos que se juntam os respetivos professores e profissionais de IT, até 2023.
O reforço desta parceria ultrapassa os objetivos traçados no Memorando de Entendimento entre a Microsoft com o Governo em novembro de 2020, permitindo às Instituições, em circunstâncias mais vantajosas, alargar o portfolio tecnológico com soluções de gestão e BI, segurança e conference calling, numa perspetiva de transformação digital do Ensino Superior.
Dos 70 mil alunos que serão capacitados, 21 mil integram cursos de TIC, o que revela a aposta do CCISP no desenvolvimento de profissionais numa área com ampla procura no mercado. Estima-se que até 2025 mais de 149 milhões de novas vagas de emprego tecnológicos estejam disponíveis em áreas como o desenvolvimento de software, clouds, dados, inteligência artificial e segurança.
Pedro Dominguinhos, presidente do CCISP, refere que "a parceria entre o CCISP e a Microsoft, que agora se reforça e alarga, permite dar uma resposta mais robusta à estratégia de transformação digital que os Politécnicos estão a implementar. Com ações dirigidas aos estudantes, professores e profissionais das TI dos IPs, e com diferentes níveis de especialização, esta cooperação estratégica permitirá desenvolver maiores níveis de literacia digital, alinhados com a transformação digital que estamos a vivenciar, ao mesmo tempo que permitirá que os estudantes e corpo docente se especializem e atualizem nas tecnologias emergentes e requeridas pelo mercado, quer no âmbito das Unidades Curriculares quer em ações extracurriculares. A ligação com uma empresa líder de mercado como a Microsoft reforça a aposta que os Politécnicos atribuem às competências digitais, no reforço de um país mais inclusivo, coeso e competitivo."
Com o objetivo de disponibilizar aos alunos uma experiência motivadora para a aquisição do conhecimento, mas simultaneamente impulsionadora de novas formas de aprender, as Academias Microsoft disponibilizam conteúdos e recursos prontos a usar no contexto de aula e sessões para a comunidade educativa dos institutos politécnicos. As áreas abrangidas são Ciências da Computação, Infraestrutura de IT, Ciência de Dados e Produtividade.
"O reforço desta parceria com o CCISP tem por base a ambição conjunta de desenvolvimento e reforço de uma cultura digital e da preparação da transformação para as novas formas de trabalhar. Mais concretamente procura-se desenvolver os mecanismos que permitam a aquisição e capacitação de novas competências dos alunos do Ensino Superior Politécnico. Com esta iniciativa acreditamos contribuir para uma sociedade docente mais bem preparada para os desafios do ensino do futuro, bem como para uma sociedade estudantil mais capacitada para os desafios do mercado de trabalho", diz Eduardo Antunes, Diretor Executivo do Setor Público da Microsoft Portugal.
A materialização deste plano inicia-se já em julho, contemplando quatro módulos com diversas sessões: "Cultura Digital", de julho a outubro; Novas formas de trabalhar, aprender e ensinar, de novembro a dezembro; Colaboração e produtividade, de novembro a dezembro e Integração do currículo, com início no ano letivo de 2021/2022.

2021-09-16 | Atualidade Nacional

Através de inteligência artificial, deep learning e imagiologia


2021-09-15 | Atualidade Nacional

De acordo com dados da Anacom do 1º semestre


2021-09-14 | Atualidade Nacional

Cabe ao regulador operacionalizar o processo, diz dona da MEO


2021-09-10 | Atualidade Nacional

Encaixe total da fase principal já ultrapassa os 362 milhões de euros


2021-09-09 | Atualidade Nacional

Ofertas 4P e 5P representam mais de metade dos clientes