Indra desenvolve sistema de gestão de tráfego da rede ferroviária

2020-07-22 A Eesti Raudtee, empresa pública que administra a rede ferroviária da Estónia, adjudicou à Indra um contrato de 18,4 milhões de euros para o desenho, desenvolvimento, implementação e execução do sistema que irá gerir e controlar o tráfego de comboios nos 1.214 quilómetros da rede ferroviária do país. O contrato, adjudicado na sequência de um concurso público internacional, inclui a manutenção do sistema até dois anos após a entrada em funcionamento da última linha, prevista para 2025, e abre a porta a uma colaboração e manutenção a longo prazo.

Desta forma, a Indra torna-se parceira da Eesti Raudtee na sua modernização para melhorar a qualidade, gestão do tráfego e a segurança da infraestrutura rodoviária. Com este contrato, a Indra reforça a liderança no setor ferroviário mundial e consolida o seu sistema de gestão ferroviária como o mais avançado atualmente em funcionamento, que, além disso, também foi recentemente escolhido para gerir a rede ferroviária da Irlanda.

"Colocámos em marcha um plano de investimento muito ambicioso até 2030 que levará a nossa infraestrutura ferroviária a um novo nível de qualidade e segurança, pelo que estamos muito satisfeitos por arrancar com os projetos de modernização. Para a Eesti Raudtee, as etapas de implementação do novo software de automatização de gestão de tráfego estão estritamente relacionadas com o cronograma do projeto CCS (Control Command and Signaling System). O objetivo é automatizar e digitalizar os processos relacionados com a gestão do tráfego: o desenvolvimento de horários de tráfego, a gestão do mesmo por parte dos operadores e a recolha de estatísticas de tráfego para análise", explica Erik Ladivee, CEO da Eesti Raudtee.

"O sistema da Indra já se encontra há anos operacional na Lituânia, pelo que o novo contrato na Estónia o torna num pilar essencial  no transporte ferroviário da região, onde se irá desenvolver a futura Rali Baltica, o maior projeto de infraestruturas ferroviárias na Europa, em cujo projeto a Indra também participa através da Prointec, a sua filial de engenharia", assinala Helder Alves, diretor do mercado de Transportes e Defesa da Indra em Portugal.

Para os caminhos de ferro da Estónia, a Indra vai implementar uma solução completa de controlo e gestão de tráfego, que incluirá sistemas de planificação, regulação e controlo de tráfego centralizado (CTC) e tem como base a solução Rail TMS (Traffic Management System) da linha de soluções Mova Traffic da Indra. Trata-se de um sistema de gestão integrado e aberto, que proporciona um elevado grau de automatização e incorpora as vantagens da digitalização. A grande modularidade e flexibilidade da solução permitirá um arranque faseado, em paralelo com a renovação da sinalização que afetará as várias linhas do país, permitindo economizar nos prazos e custos para o cliente.

A solução da Indra oferece uma visão única aos operadores e permite automatizar a operação, otimizar o uso da capacidade da rede, reduzir os custos de operação e melhorar a segurança. Aumenta igualmente a pontualidade, a melhora a informação ao viajante e o controlo de incidências, facilitando uma gestão rápida e eficaz das mesmas, o que se traduz num serviço melhor para os passageiros e que leva a um maior uso do comboio e a uma mobilidade mais sustentável. Também facilita o planeamento dos trabalhos de manutenção.



2020-09-16 | Breves do Sector

Para consolidar operações numa única plataforma


2020-09-15 | Breves do Sector

Para premiar projetos de empreendedores e startups


2020-09-11 | Breves do Sector

Três vencedores selecionados de um total de 11 finalistas


2020-09-11 | Breves do Sector

Reafirmando compromisso com estratégia Seamless AI Life


2020-09-09 | Breves do Sector

Com serviços inovadores de computação, armazenamento, rede e segurança em modelo “As a Service”


2020-09-09 | Breves do Sector

Com melhorias no desempenho, colaboração remota e inovação


2020-09-04 | Breves do Sector

Para profissionais de empresas de todos os setores de atividade


2020-09-02 | Breves do Sector

Com soluções para empresas que pretendam iniciar ou reforçar atividade online