Nokia lança primeira rede wireless privada 5G para o mercado empresarial

2020-07-23 A Nokia disponibilizou comercialmente novas soluções de redes wireless privadas para o segmento empresarial, numa oferta que permite responder às necessidades de casos de uso industriais e de produção mais exigentes.  Com a introdução da 5G SA, a fabricante finlandesa oferece a seus clientes o portfólio mais abrangente de soluções de rede wireless privadas de alto desempenho 4.9G/LTE e 5G do mercado.

"Com a introdução das soluções Nokia 5G Standalone (5G SA), estabelecemos um novo padrão para os nossos clientes empresariais, com uma linha de soluções wireless de topo para responder às suas necessidades de digitalização, independentemente do ponto de entrada ou dos requisitos de conectividade", refere em comunicado Raghav Sahgal, presidente da Nokia Enterprise.

"A conectividade wireless privada é fundamental para que os clientes cumpram suas metas de transformação digital a longo prazo. Com a oferta da 5G SA, estamos a preparar o caminho para acelerar a digitalização nos casos de uso mais exigentes, como a produção automóvel, onde a cloud, a robótica e as operações autónomas de máquinas criam necessidades de baixa latência confiável e alta taxa de dados", acrescenta.

No decurso do desenvolvimento destas soluções, a Nokia realizou testes neste primeiro semestre com clientes e operadores parceiros. Com mais de 180 clientes empresariais privados wireless em todo o mundo, dos quais tem compromissos 5G com 30, a fabricante anunciou recentemente o desenvolvimento destas soluções de redes wireless 5G em clientes como a Deutsche Bahn, Lufthansa Technik e Toyota Production Engineering. Também a  Sandvik Mining and Rock Technology implantará esta solução, estando já em testes na sua mina em Tampere, na Finlândia.

Com as novas soluções 5G SA, os clientes empresariais têm a opção de implantar o Nokia Digital Automation Cloud, um sistema compacto e plug-and-play com facilitadores de automação, ou podem personalizar ainda mais sua rede, de acordo com as necessidades do Nokia Modular Private Wireless.

De acordo com o comunicado oficial do presidente da Nokia Enterprise, "o impulso para o mundo industrial é muito mais profundo e disruptivo. Tomemos, por exemplo, o ambiente atual, onde as redes de componentes resilientes e as operações ágeis mantiveram a economia mundial em movimento. O mundo industrial estánum momento crucial da história, com indústrias de ativos pesados, governos e negócios empresariais a acelerar a sua jornada de transformação digital - todos alimentados por redes e serviços 5G. Por outras palavras, a Indústria 4.0 está a acelerar atualmente com a próxima fase da inovação 5G e tendo pela frente oportunidades ilimitadas".

"Trazemos o melhor dos dois mundos. Estamos a oferecer aos clientes a opção de começar com 4.9G /LTE, que pode abranger 85% dos casos de uso existentes, e depois evoluir para 5G à medida que o ecossistema amadurece. Como alternativa, os clientes podem ir diretamente para o 5G", acrescenta o comunicado.

2020-09-16 | Breves do Sector

Para consolidar operações numa única plataforma


2020-09-15 | Breves do Sector

Para premiar projetos de empreendedores e startups


2020-09-11 | Breves do Sector

Três vencedores selecionados de um total de 11 finalistas


2020-09-11 | Breves do Sector

Reafirmando compromisso com estratégia Seamless AI Life


2020-09-09 | Breves do Sector

Com serviços inovadores de computação, armazenamento, rede e segurança em modelo “As a Service”


2020-09-09 | Breves do Sector

Com melhorias no desempenho, colaboração remota e inovação


2020-09-04 | Breves do Sector

Para profissionais de empresas de todos os setores de atividade


2020-09-02 | Breves do Sector

Com soluções para empresas que pretendam iniciar ou reforçar atividade online