Soluções SAP Ariba digitalizam compras da ERG

2020-09-16  A SAP implementou as soluções SAP Ariba para digitalizar e unificar as operações de compra da ERG, um produtor independente de energia na Europa, líder no setor das energias renováveis.

Com mais de 80 anos de experiência no setor, a ERG passou do negócio do petróleo para a energia verde em 2008, produzindo eletricidade a partir de fontes renováveis, como a eólica, a solar, a hidroelétrica e as centrais termoelétricas de cogeração de elevada eficiência e baixo impacto ambiental.

A ERG está a adotar tecnologias baseadas na cloud para criação de uma infraestrutura mais flexível, com maior integração, melhor eficiência dos processos, atualizações mais céleres e menores custos de gestão. Escolheu as soluções SAP Ariba como parte de uma estratégia de consolidação das suas compras numa única plataforma, juntando as necessidades das diversas funções de negócio e partilhando informação universal e atempada.

"Após uma avaliação meticulosa das soluções disponíveis, selecionámos as soluções SAP Ariba para facilitar a integração com os nossos sistemas SAP existentes e, assim, oferecermos aos nossos fornecedores um único interface de conexão e colaboração entre a nossa organização e os nossos parceiros", afirma Anna Campi, responsável pelo planeamento de compras e gestão de fornecedores da ERG.

"Desde que adotámos as soluções SAP Ariba, observámos importantes poupanças em relação à solução anterior. Também otimizámos a nossa estrutura de qualificação de fornecedores por áreas de produto, já que as soluções SAP Ariba proporcionam uma lista de fornecedores muito mais precisa e fiável", acrescenta.

As soluções SAP Ariba Sourcing e SAP Ariba Supplier Lifecycle and Performance permitirão à ERG colaborar com os seus fornecedores, no sentido de os ajudar a assegurar o alinhamento com os seus princípios organizacionais e código de conduta. Em concreto, irão ajudar a ERG nas avaliações periódicas de conformidade dos fornecedores estratégicos, que representam cerca de 80% das compras da empresa. Ao colaborar em tempo real, a ERG pode trabalhar para melhorar as margens operacionais e premiar os fornecedores estratégicos pela sua conformidade.

"A colaboração com os fornecedores não poderia ser mais importante do que é hoje, já que as empresas se concentram na continuidade dos negócios", afirma Chad Crook, vice-presidente sénior e responsável mundial de Customer Engagement and Adoption da SAP Procurement Solutions.

"Com as soluções SAP Ariba, a ERG dispõe de um processo digitalizado e simplificado para a gestão integral da despesa numa única plataforma, assim como a capacidade de conectar e colaborar de forma mais eficaz com os fornecedores, para obter conformidade e manter a fluidez das operações entre os seus parceiros comerciais", destaca.

 A ERG tem estado envolvida num processo contínuo de melhoria da sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo posicionou-se entre as 50 empresas mais sustentáveis do mundo, segundo o Índice Corporate Knights Global 100, e está cotada na Bolsa de Valores de Milão. Esta iniciativa e o objetivo da ERG de desenvolver projetos de produção e compras, melhorando os processos de forma integral, influenciaram o seu aprovisionamento. Seguindo os novos princípios de sustentabilidade ambiental da empresa, o Conselho Executivo da ERG aprovou recentemente um código de conduta para fornecedores.

2020-10-28 | Breves do Sector

Reforçando o seu compromisso com novas propostas Chrome Enterprise e Thin Client


2020-10-28 | Breves do Sector

Garante desempenho e automação para orçamentos de TI limitados


2020-10-28 | Breves do Sector

Para possibilitar mais flexibilidade nas redes aos operadores


2020-10-28 | Breves do Sector

Com base no compromisso de contribuir para um futuro mais sustentável


2020-10-22 | Breves do Sector

Para aumentar flexibilidade do sistema elétrico e promover eficiência da rede


2020-10-20 | Breves do Sector

Solução já está a ser usada na saúde, na Fundação hampalimaud


2020-10-20 | Breves do Sector

Competição tecnológica de data science procura soluções para combate à fome